domingo, 19 de agosto de 2012

POST DA LEITORA: TE INCOMODO? Por Marta Costa

BOA NOITE MENINAS MAIS UM POST DA LEITORA, RECEBI ESSE TEXTO DA MINHA QUERIDA AMIGA QUE MORA EM SP E É UMA GORDINHA LINDA E QUE SE AMA MUITO, CONHECI A MARTINHA PELO BLOG A QUASE 2 ANOS E ELA É UMA AMIGA QUERIDA E CONSTANTE.
ME MANDOU ESSE TEXTO LINDO QUE ELA ESCREVEU E VIM COMPARTILHAR COM VOCÊS LEIAM VALE A PENA!


Te incomodo?

Quantos textos já li falando sobre as dificuldades de ser gordinha.
Dificuldade em achar roupa, em se aceitar, em encontrar namorado, em ir à praia, etc. 
Sinto-me movida, porém, a falar de outra dificuldade que me deparo quase sempre.
Sempre fui gordinha... Quando digo sempre é sempre, nasci com quase seis quilos...
Brinco que fui um feto gordo...rs
A verdade é que sempre me aceitei. Sempre gostei de mim, sempre me achei bonita, sempre fui vaidosa. E como toda mulher, sempre tive aqueles momentos que queria  e quero ser melhor.  Mas nunca condicionei minha felicidade ao meu peso. Nunca achei que poderia ser mais feliz, sendo magra. Ai você pode estar pensado: Ok, beleza então, seja feliz!
E de fato eu sou... Então o que me incomoda ao ponto de escrever este texto?
A mim, quase nada. Mas a verdade é que ser gorda incomoda muita gente. Recentemente entrou uma moça nova na empresa que trabalho, e já no primeiro dia veio me dar receitas milagrosas para eu emagrecer (sendo ela também gordinha). Minha vontade foi desde o inicio dizer: “Escuta, quem disse que quero emagrecer?” Mas, me segurei... E somente após alguns dias, eu falei pra ela: Eu ser gorda te incomoda? O que a deixou sem palavras.
Esse acontecimento ilustra algo que SIM me INCOMODA: Na cabeça de algumas pessoas independente de serem gordas, ou magras, o gordo NÃO PODE SER FELIZ.  Não pode ser aceitar, não pode ser vaidoso, não pode estar de bem com seu próprio corpo. E mais, não pode ser amado. Neste respeito, eu sempre namorei homens bonitos, e do tipo fortões sabe, que curtem academia. Não por escolha minha, mas acontecia, meu marido é assim também. Meu marido é super apaixonado por mim, me acha linda, me elogia, cuida de mim, mas sempre tem aqueles que olham de olho torto, tipo: o que ele vê nela? É tudo muito velado, mas tenho certeza que em algum aspecto você também sentiu isso alguma vez.
Isso é chato, isso cansa, isso é mesquinho, pequeno, avarento. É como se sempre tivéssemos que provar algo. Eu por exemplo, sempre vejo que esperam de mim mais, estar mais arrumada, estar mais disposta, estar mais feliz, sempre.  E como se falassem: Ah é gorda e é feliz? Então prove. 
Recentemente, em um programa de TV que falava sobre ser gordinha, a apresentadora perguntou tantas vezes para uma modelo Plus size se ela era feliz, se ela gostava do corpo dela, demonstrando total incredulidade, algo do tipo: você não pode ser feliz sendo assim.
Mas o fato, é que sou. Sou muito feliz com meu corpo, com a mulher que sou como um todo. E espero que você também seja, mas se não é mude, quer seja por regime, por cirurgia, reeducação alimentar, mas seja feliz.  Você tem esse direito, e essa divida com você mesma. 
Quanto a mim, me deem o direito de ser feliz como sou.

Marta Costa




Amanhã tem mais, uma semana abençoada a todas!!
Xoxo

9 comentários:

  1. muito obrigada pelo seu desabafo, vc me ajudou muito ultimamente me sinto tão mau por ser gordinha por as pessoas sempre me falar que tenho que fazer um cirurgia de estomago....
    tanto que to mei depre, masi com seu blog to tentando mudar a minha vida e o meu visual. obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Texto sincero e que relatou o que realmente é a verdade, nós incomodamos uma sociedade que criou um ''padrão'' idiota que fazem com que pessoas fora desse contesto se sentir meio fora do lugar e quem é inseguro e não se aceita vive em busca de entrar nesse maldito padrão, que na verdade não passa de uma babaquice sem tamanho, pois se fosse pra sermos todos iguais fisicamente Deus teria feito isso não é ? aonde raios isso está escrito, SER DIFERENTE TAMBÉM É SER GENTE,e ainda digo mais quem se aceita diferente é corajoso e tão seguro de si que o resto sente esse tal incomodo. Marta admiro você e todos que se aceitam e é feliz de verdade, eu infelizmente não consegui ser assim, talvez por me deixar levar por olhares maldosos e anos sofrendo preconceito em escolas que hoje em dia é o chamado de Bullying, não me arrependo do que vivi e sim do que tenho deixado escapar entre os dedos por não me aceitar. Me identifiquei muito com o seu texto mas a FELICIDADE ainda estou em contante busca, mais confiante que ainda vou sorrir de verdade. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Olha, no exame admissional do meu trabalho, a psicóloga disse que eu não poderia ser feliz gorda! Incrível, né? Durante algum tempo pensei assim, mas há uns 2 anos que descobri o quanto sou maravilhosa. Saía com quem eu queria(agora namoro), arrasava na balada, fazendo mais sucesso que minhas amigas loiras e magras. Vejo claramente o quanto ser uma gorda bem resolvida incomoda! Tenho amigas que quase morreram com dietas e operações. Não importa o tamanho, importa a cabeça. Tenho 1,58m , 110 kg e sou feliz!
    Hoje, invisto no que me valoriza e não to nem aí pro falatório.
    Inveja!
    Beijos pra todas!

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que gordas ou não sempre tem gente pra criticar.. as pessoas não gostam de ver felicidade elas gostam é de desgraças e reality show (eu assisto), uma magra dizer que se ama é normal mas a gorda dizer todos já falam: coitada né se não se amar quem vai amar?Isso me enoja mas o importante é que nós e Deus conhecemos nossos sentimentos.
    EU ME AMOOOOOOOO♥

    ResponderExcluir
  5. Eu amei este texto, ele diz tudo, e que bom que vc é feliz assim, a gente tem que se importar em ser feliz e não em agradar os outros, pois agradar os outros cansa e nos agradar não tem explicação do quão bom é fazer isso! beijo, e mais uma vez amei o texto!!!

    ResponderExcluir
  6. BOM ADOREI O TEXTO,TENHO MUITA DIFICULDADE EM ME ACEITAR,TENHO 1,80 E PESO 110KG,MAIS TALVEZ NÃO SEJA SÓ O PESO,MAIS A DIFICULDADE DESDE PEQUENA,POIS CRESCI OUVINDO QUE ERA GORDA E OUTRAS COISAS MAIS...COMO MUITAS NUNCA TIVE DIFICULDADE NOS MEUS RELACIONAMENTOS SOU CASADA ,MEU MARIDO ME AMA,TENHO FILHOS ,SOU FELIZ!!MAIS AS PESSOAS NOS COBRAM O TEMPO TODO,ACHAM QUE POR VÇ ESTAR GORDA,QUE É UMA PESSOA DERROTADA E INFELIZ,ESTOU PROCURANDO DEIXAR DE OUVIR OQUE QUEREM QUE EU SEJA P/PODER SER EU MESMA ,AFINAL,SOU LINDA E REALIZADA E P/MIM ISSO BASTA!!

    ResponderExcluir
  7. Marta Costa, como me identifiquei com o seu texto! Assim como você sempre fui Gordinha, desde bebê. E ao longo do tempo toquei tantas melodias com o meu efeito sanfona. Já fiz de tudo, obtive resultados, mas temporariamente.
    No ano passado passei por um processo doloroso e muito difícil de aceitar. Na ocasião eu emagreci muito e embora infeliz as pessoas só enxergava o físico,dizendo: Nossa! Mas você está muito bem! Mas na verdade estava super infeliz e na depre... Porém meu sofrimento pouco importava, apenas reparavam no meu visual. Cheguei a um ponto que tive que buscar ajuda e tive que mergulhar em um tratamento que contribuiu muito para eu engordar (estou no peso máximo de toda minha vida)e não posso deixar de fazê-lo. Então tive que me reinventar e olha só... Ironicamente hoje: SOU MUITO FELIZ!!! Só que a sociedade não consegue enxergar a minha alegria, porque apenas conseguem ver o meu tamanho. Aí surgem os comentários que ao invés de ajudar só nos deixam para baixo. no meu peso. Sou muito vaidosa, ando antenada na moda e sempre arrumada e o único "elogio" que tenho é: Você é muito bonita e vaidosa para está acima do peso e etc...Como assim? Não posso ser uma gorda Feliz e bonita? Hipocrisia! Beleza e felicidade não significam ser magra.
    Agora estou ouvindo muito, e de gordinhas também que a Moda Plus Size e tudo direcionado ao Plus Size é fazer a apologia ao sobrepeso. Ignorância!!! Não podemos é descuidar de nossa saúde e paz de Espírito! O resto são apenas consequências.
    E Independente do que falam, continuo amando tudo sobre a Moda Plus size e me AMANDO TAMBÉM!
    Beijokas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei,seu texto!!parece até que fui eu quem escrevi,quisera eu que as pessoas soubessem que apesar de nos acharem gordas e tristes, nos somos FELIZES...

      Excluir
  8. Nossa, esse texto está espetacular!!!
    A realidade é bem essa, encaram o gordo como um ser inferior, e é muito mais difícil ter o respeito alheio sendo acima do peso dito ideal.
    O mas importante é se olhar no espelho e ver uma pessoa linda, sensual, exuberante e decente, independente do tipo físico e da condição financeira!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Todos os comentários serão publicados exceto os que contenham palavras ofensivas ou preconceituosas.
Obrigada e volte sempre!